Amilton Filho propõe que Cavalgada das Patroas seja declarada patrimônio cultural imaterial de Goiás

O deputado Amilton Filho (MDB) protocolizou, nesta quinta-feira (9), projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) que declara patrimônio cultural imaterial do Estado de Goiás a Cavalgada das Patroas, que acontece na cidade de Divinópolis de Goiás, localizada no Nordeste Goiano, a 655 km de Goiânia na divisa com a Bahia. 

“Trata-se de um evento que promove a integração social e destaca o papel das mulheres na liderança comunitária. A Cavalgada aumenta o turismo local, gera renda para comerciantes locais e aumenta o consumo de produtos regionais, pois anualmente a festividade atrai cerca duas mil pessoas entre amazonas, berranteiras, locutores, equipes de apoio e espectadores, com um número crescente a cada ano devido ao reconhecimento e à popularidade do evento”, explica o deputado Amilton Filho.

A Cavalgada é realizada anualmente na última semana do mês de maio e sua origem remonta à tradição tropeira do município, grande produtora de gado bovino que era levado, desde o início do século passado, para as praças de Barreiras (BA) e Januária (MG) para ser comercializado, por meio de comitivas de tropeiros. A condução da boiada era então feita apenas por homens, cabendo às mulheres apenas providenciar a comida dos cavaleiros e a organização do rancho onde eles pernoitavam.

Com o passar dos anos, no entanto, a participação feminina aumentou, até que há cerca de uma década elas criaram a Cavalgada das Patroas, composta exclusivamente por mulheres. Aos homens, nesse evento específico, cabe o papel coadjuvante de atuar nos bastidores. “A Cavalgada das Patroas mostra o fortalecimento feminino e é também um momento de inclusão de todas as mulheres da região de Divinópolis de Goiás, pois incorpora representantes não apenas da zona urbana do município, mas mulheres quilombolas, de assentamentos rurais, de distritos e povoados e de comunidades rurais”, explica Amilton Filho.

Recentemente, a Cavalgadas das Patroas passou a incorporar em suas fileiras locutoras e berranteiras, o que aumentou a popularidade da festa. “Reconhecer a importância desta festividade, que representa uma celebração das tradições e dos costumes que moldaram a identidade de Divinópolis de Goiás é uma necessidade que se impõe porque reforça a memória coletiva da comunidade e destaca o papel das mulheres como líderes e preservadoras dessas tradições”, conclui Amilton Filho.

Palavras-chave:

Shape

Comunicação direta com você!

Nosso objetivo é estar em sintonia com todos os goianos. Vem comigo!

Shape